Cristianismo
HISTÓRIA DA IGREJA NO SÉCULO XII
1147 – A SEGUNDA CRUZADA
Cito Anglin:
“As nossas referências ao século XII ficariam incomple¬tas se deixássemos de falar das outras cruzadas. O ano de 1147 é notável por ser o ano em que teve lugar a segunda cruzada contra os maometanos. Durante bastantes anos o poder dos cruzados na Síria e Palestina vinha diminuindo cada vez mais, e os soldados da cruz, como lhes chama¬vam, tinham-se entregado a uma vida de luxúria e ociosidade - tentações próprias dos países do Oriente. Os mao¬metanos, aproveitando-se destas circunstâncias, reuniram as suas forças, e depois de embaraçarem os cristãos e de os enfraquecerem consideravelmente com várias escaramu¬ças, conseguiram tomar posse novamente de Edessa e esta¬vam concentrando a sua atenção sobre Antioquia.
Os cruzados, tendo a consciência da sua fraqueza, fica¬ram deveras alarmados, e enviaram mensagem a Roma implorando socorro; e foi esta a origem da segunda cruza¬da. O papa Eugênio IV satisfez o pedido, e confiou pruden¬temente a pregação da cruzada a Bernardo de Clairvaux. Além da muita eloqüência do ilustrado abade, tudo quan¬to ele dizia tinha um grande peso moral que o devia fazer ganhar qualquer causa que advogasse; e a confiança que o papa depositou nele foi bem cabida. O rei da França e o imperador da Alemanha responderam ambos à chamada. Depois de reunirem 900.000 homens em volta da bandeira da cruz, este grande exército dividiu-se em duas partes e marchou para a Palestina. Mas a infelicidade acompa¬nhou-os em todos os seus passos, e o resultado da empresa foi miserável e humilhante. Só uma pequena parte do exército francês chegou à Terra Santa, e os seus chefes nada puderam fazer devido às invejas e dissensões entre os soldados. No ano de 1149 o resto do exército desbaratado voltou para a Europa, tendo morrido muitos milhares de homens na empresa.” p.149-150
1148 – GRACIANO FORMULA A LEI CANÔNICA DA IGREJA ROMANACito Durant:
“Realmente, o campo que a lei canânica abrangia era maior do que de qualquer ou• tro código civil contemporâneo. Abrangia não somente a estrutura, dogmas e funcio¬namento da Igreja como também as regras para tratar com os não cristãos em terras cristãs, o processo para a investigação e supressão da heresia e organização das Cruzadas, leis do matrimônio, legitimidade, doações, adultério, divórcio, heranças, regula¬mentos para as escolas e universidades, juramento, perjúrio, sacrilégio, blasfêmia, si• monia, libelo, usura e preço justo, tréguas de Deus e outros meios de limitar a guerra e organizar a paz, direção dos tribunais episcopais e papais, emprego da excomu¬nhão, anátema e interdição, aplicação das penas eclesiásticas, relações entre os poderes civis e eclesiásticos, entre o Estado e a Igreja. Esse vasto corpo da legislação da Igre¬ja aplicava-se a todos os cristãos. A Igreja se reservava o direito de punir qualquer in¬fração com uma variedade de penalidades físicas ou espirituais, salvo o fato de que nenhum tribunal poderia dar uma "sentença de sangúe" - isto é, não poderia condenar ninguém à pena capital.” p.674
1179 – MORRE PEDRO WALDO, UM MISSIONÁRIO ESPECIAL.Citar Anglin:
“Mas a luz mais brilhante desse século foi talvez Pedro Waldo, o piedoso negociante de Lyon. A morte súbita de um amigo despertou-lhe pensamentos sérios, e ele tomou¬se um atento leitor das Escrituras Sagradas. Distribuiu seus bens pelos pobres, dedicou o resto de sua vida a prati¬car atos piedosos. Um conhecimento mais amplo da Bíblia fez-lhe perceber a corrupção no sistema rdigioso que então predominava e levou-o por fim a repeli-Io como cristão. Entretanto estava também ansioso por livrar outros do es¬tado tenebroso em que ele também se encontrara havia ainda tão pouco tempo, e começou a andar por um lado e outro, a fim de pregar as riquezas insondáveis de Cristo. Um dos seus adversários, Stephanus de Borbonne, infor¬ma-nos que Waldo era aplicado ao estudo dos primeiros ensinadores da igreja e prestava muita atenção à leitura da Bíblia, e por isso tornou-se tão familiar com este livro, que tinha tudo gravado na memória, e determinou procurar aquela perfeição evangélica que distinguiu os apóstolos. Stephanus informa-nos mais que, tendo vendido todos os seus bens, e distribuído aos pobres o dinheiro resultante dessa venda, o piedoso negociante foi por diversos sítios pregando o evangelho e as coisas que sabia de cor, nas ruas e praças públicas. Entre outras coisas contadas pelo mes¬mo escritor, lemos que reunia à roda de si homens e mulhe¬res de todas as classes, mesmo das mais humildes, e confir¬mando-os no conhecimento do Evangelho mandava-os pe¬los países vizinhos para pregarem. Mas os passos que Wal¬do deu para a tradução dos Evangelhos em língua vulgar serão sempre considerados como a sua maior obra. Sem isto nunca poderia ter mandado para fora do país, com pa¬lavras de vida, os seus discípulos, porque eram ignorantes e as Sagradas Escrituras só se podia obter na língua latina.
A sua fidelidade, porém não podia deixar de ter oposi¬ção, e a notícia deste grande fato provocou logo a oposição do Vaticano. Enquanto Waldo se contentou com a insigni¬ficante tarefa de reformar a vida do clero, não sofreu gran¬de oposição, mas logo que tirou da bainha aquela terrível arma, a Palavra de Deus, e a colocou nas mãos do povo, declarou-se inimigo de Roma. Colocar uma Bíblia aberta nas mãos dos leigos era, nem mais nem menos que pertur¬bar os próprios fundamentos do papismo, porque a Palavra de Deus era o maior adversário de Roma. O. papa foi por isso muito pronto e decisivo, e mandou publicar uma exco¬munhão contra o honrado negociante. Ainda assim, a des¬peito da bula de Alexandre, Walde fico:u em Lyon mais três anos, muito ocupado a pregar e distribuir as Sagràdas Escrituras, e por este tempo, vendo d papa que ás medidas que tinha adotado não produziam efeiÜ:J, esténtleu as suas ameaças a todos os que estivessem em contãtõ com o here¬ge. Foi então que Waldo, por causa dos seus inimigos, dei¬xou a cidade e durante os quatro anos que ainda viveu foi como peregrino na face da terra, tendo, contudo, sido sem¬pre guardado pela providência de Deus de ser vítima da perseguição de Roma, e morreu de morte natural no ano 1179.” p.141
- A QUESTÃO DO PECADO E DA ÉTICA NA CRISTANDADE NESTE PERÍODOCito Durant:
“A Igreja acreditava que aquelas fontes de moralidade naturais ou seculares não eram suficientes para controlar os impulsos que preservam a vida nas selvas, mas que destroem a civilização, ou a ordem na sociedade. Tais impulsos são demasiado fortes' para que possam ser refreados por qualquer autoridade humana que não pode estar em toda a parte ao mesmo tempo, co,m a sua polícia atemorizadora. Um código profundamente moral que não for congênito à carne deve. para ser obedecido. trazer consigo o selo de urna origem sobrenatural. Deve trazer a sanção e o prestígio divinos a fim de set respeitado pelo indivíduo, na ausência de qualquer outra força, em todos os momentos e circunstâncias da vida. Até mesmo a autoridade dos pais, tão vital pa¬ra a mora I e a ordem social, desaparece na luta contra os instintos primitivos, a não ser que se apóie na crença religiosa que se inculcou no filho. Para salvar e servir a socieda¬de, a religião não deve opor aos instintos aquelas diretrizes feitas pelo homem e que possam ser duvidosas, mas sim os imperativos categóricos do próprio Deus. Os man¬damentos de Deus (tão pecador e selvagem é o homem) devem ser apoiados não so¬mente pelo louvor e respeito que se rendem para a eles obedecer, tampouco pela infe¬licidade e penas impostas por infringi-Ios, mas também pela esperança de se alcançar o céu pela virtude e o temor de ir para o inferno por causa do pecado que não tenha sido punido. Os mandamentos devem vir de Deus e não de Moisés.
A teoria biológica dos instintos primitivos que incapacitavam os homens para a ci¬vilização era simbolizada na teologia cristã pela doutrina do pecado original. A seme¬lhança da concepção hindu do karma, era uma tentativa de explicar um sofrimento aparentemente não merecido: os bons sofriam neste mundo em razão de algum peca¬do cometido pelos seus antepassados. De acordo com a teoria cristã, toda a raça hu¬mana traz em si o pecado de Adão e Eva. Disse Graciano no Decretum (ca. 1150), aceito pela Igreja em seus ensinamentos, porém não oficialmente: "Todo ser humano que for concebido pelo coito do homem com a mulher nascerá com o pecado original. ficará sujeito à impiedade e morte e será, portanto, um filhb do ódio." 1 Somente a graça divina e a morte redentora de Cristo é que poderiam salvá-Io do mal e do infer¬no (somente o exemplo do Cristo martirizado poderia redimir o homem da violência, volúpia e ambição, e salvá-Ia, juntamente com a sociedade, de destruição). Essa dou¬trina, combinada com as catástrofes da natureza, as quais pareciam inexplicáveis salvo como castigo pelos pecados cometidos, provocou em muitos cristãos medievais a idéia de que já nasciam impuros, depravados e culpados, idéia essa que encheu muitas pá¬ginas de sua literatura antes de 1200. Depois disso, até à Reforma, foi diminuindo muito tal concepção de pecado e temor, depois ela surgiu novamente com grande in¬tensidade entre os puritanos.
Gregório I e outros teólogos posteriores citaram sete pecados capitais - orgulho, avareza, inveja, ira, volúpia, gula e preguiça, aos quais opuseram as sete virtudes car¬deais: quatro "naturais" ou virtudes pagãs, enaltecidas por Pitágoras e Platão - sa¬bedoria, coragem, justiça e temperança, e três virtudes' 'teologais" - fé, esperança e caridade. No entanto, embora aceitasse as virtudes pagãs, o cristianismo jamais as as¬similava. Preferia a fé à sabedoria, a paciência à coragem, o amor e perdão à justiça, e a abstinência e pureza à temperança. Enaltecia a humildade, considerando o orgulho (tão preeminente no homem ideal de Aristóteles) o pior de todos os pecados mortais. Uma vez ou outra falava nos direitos do homem, insistia mais em seus deveres, não somente para consigo mesmo mas também para com seus companheiros, a Igreja e Deus. Ao pregar sobre a "delicada e bondosa figura de)esus", não se mostrou a Igreja receosa, de que isso transformasse o homem em uma criatura efeminada. De fato, os homens do mundo latino cristão eram mais viris - sem dúvida porque en¬frentavam maiores dificuldades - do que os seus modernos beneficiários e herdeiros. (...)
A ética cristã adotava para com os adolescentes uma política de silêncio a respeito do sexo. A maturidade financeira - a capacidade de sustentar a família - vinha muito depois da maturidade biológica, a capacidade de reproduzir. A educação se¬xual podia agravar as inquietações da abstinêncja, e a Igreja exigia abstinência pré¬nupcial como ajuda para a fidelidade conjugal, ordem social e saúde pública. Contu¬do. aos 16 anos um jovem da Idade Média já havia provavelmente tido várias expe¬riências de ordem sexual. A pederastia, que o cristianismo atacara fortemente no pas¬sado. tomou a surgir com as Cruzadas, com o áfluxo de idéias do Oriente e o isola¬mento unissexual de monges e freiras.6 Em 1177. Henrique, abade de Claraval, refe¬rindo-se à França, escreveu que "a antiga Sodoma estava surgindo de suas cinzas".7 Filipe. o Belo, acusou os Tempiários de praticarem atos homossexuais. O Penitencial. manual eclesiástico que impunha penitência pelos pecados cometidos. menciona a. ocorrência de atos verdadeiramente bestiais. Uma surpreendente variedade de ani¬mais recebia tais atenções.a Quando se descobriam tais ocorrências. ambos os partid- . pantes eran1 punidos com a morte. Os registros do Parlamento inglês contêm muitos casos em que cães, cabras. vacas. porcos e gansos eram queimados juntamente com se¬res humanos que neles satisfaziam seus instintos bestiais. Eram numerosos os casos de incesto.
As relações antes do casamento e fora dele já eram cultivadas em grande extensão. tanto quanto no século XX. A natureza promíscua do homem vencia os diques \evail¬tados pela legislação secular e eclesiástica. O rapto era ocorrê'neia comum,9 não obs¬tante. as severíssimas penas. Cavaleiros que serviam damas e jovens aristocráticas para
conseguir-lhes um beijo ou tocar-lhes nas mãos. podiam consolar-se com as criadas delas; algumas damas não podiam dormir com a consciência tranqüila enquanto não lhes tivessem proporcionado essa cortesia. 10 O cavalheiro de La Tour.Landry queixou¬se da fornicação entre os jovens da aristocracia. Declarou - se é que podemos dar crédito às suas palavras - que alguns homens daquela sociedade fornicavam•se na igreja, até mesmo "junto ao altar". Citou o fato de "duas rainhas que, em urna Quinta.Feira Santa ... entregaram-se a seus prazeres dentro da própria igreja enquan¬to se celebrava o ofício àivino" .11 Guilherme de Malmesbury descreveu a nob~eza normanda como "muito dada à gula e à volúpia" e que os homens costumavam tro¬car de concubinasl2 receosos de que a fidelidade viesse a tornar muito monótona a vi• da conjuga!. Era abundante o número de filhos ilegítimos na cristandade; isso serviu de enredo para centenas de livros. Os heróis de várias lendas da Idade Média eram bastardos - Cuchulain, Anur, Gawain, Rolando, Guilherme, o Conquistador. e muitos cavaleiros citados por Froissart em suas Crônicas.
A prostituição ajustava•se aos tempos. Segundo o bispo Bonifácio, algumas mulhe• res, por ocasião das romarias, ganhavam a sua passagem, vendendo•se nas cidades que atravessavam.13 Todo exército era seguido de outro exército, o qual era tão peri. goso quanto o inimigo. "Os cruzados", relata Alberto de Aix, "tinham' em suas fi• leiras urna multidão de mulheres que usavam roupas de homem; eias viajavam com eles em verdadeira promiscuidade.' '14 Disse Em•ad•Eddin, historiador árabe. que. durante o cerco de Acre (1189), "300 francesas muito bonitas ... haviam ali chegado para consolo dos soldados franceses ... pois estes últimos haviam dito que não luta¬riam se os privassem de mulheres". Ao saberem disso, os exércitos muçulmanos trata¬ram também de imitá•los.15 Segundo Joinville, os barões da primeira Cruzada de São Luís "instalaram bordéis nas imediações da tenda real" p.732
- O SURGIMENTO DA INQUISIÇÃONo século XII muitas seitas haviam se espalhado pelo domínio católico, principalmente em resposta à vida rica e desregrada das lideranças da Igreja.
Cito Durant:
“Havia, em meados do século XII, considerável número de seitas heréticas nas cida¬des da Europa ocidental. "As cidades estão repletas desses falsos profetas",7 disse um bispo em 1190. Milão, sozinha, contava com 17 novas seitas.~ principais here¬ges ali eram os patarinos - cujo nome talvez se tivesse originado de Pataria, um quarteirão pobre da cidade. Parece que o movimento começara como protesto contra os ricos; transformou-se em anticlericalismo, condenou a simonia, a riqueza e o con¬cubinato do clero e propôs, na palavra de um chefe, "que se apropriassem da rlqueza do clero e a vendessem em leilão, e que se saqueassem as casas dos sacerdotes que opusessem resistência, enxotando da cidade esses bastardos". Outros grupos anticle¬ricais surgiram em Viterbo, Orvieto, Verona, Ferrara, Parma, Piacenza, Rimini ... As vezes chegavam a dominar as assembléias populares, apoderavam-se do governo da cidade e obrigavam o clero a pagar um tributo em prol dos empreendimentos cio vis.IO Inocêncio III deu instruções a seu emissário na Lombardia para que exigisse de todas as autoridades municipais o juramento de que não nomeariam hereges para as funções públicas. Era uma multidão, em Milão, "blasfemando e injuriando" , “eles profanaram varias Igrejas, com horrível torpeza."”p.688
. Podemos perceber no caso da seita Cátara, como andava a discussão teológica daquele período:
Citar Durant:
“Os Cátatos tinham sua teologia própria, dividiam seu credo em Bem, Deus, Espírito e Céu, e o universo material em Mal, Satanás e Matéria. Era Satanás, e não Deus, o criador do mundo visível. Toda a matéria era considerada um mal, inclusive a cruz em que Cristo morrera e a hóstia sagrada da eucaristia. Segundo eles, Cristo apenas falara em sentido figurado quando dissera do pão, .. Este é o meu corpo" .13 Toda car¬ne era matéria e qualquer contato com ela constituía um ato impuro. Toda união se¬xualera pecado. O coito havia sido o pecado de Adão e Eva.14 Os albigenses foram descritos pelos seus oponentes, como sendo a seita que não acreditava em sacramen¬tos, missas, veneração aos santos; Trindade e 'concepção da Virgem, e para a qual Cristo era um anjo e não o próprio Deus. Segundo se dizia, repudiavam a instituição da propriedade particular e queriam os bens para todos. 1I O Sermão da Montanha era a essência de sua moral. Aprendiam a amar os inimigos, a cuidar dos doentes e po¬bres, a jamais blasfemar e a manter sempre a paz. Para eles, a força jamais fazia parte da moral, até mesmo contra os infiéis. A pena capital era um crime. Deviam contar sempre com o triunfo de Deus sobre o mal, e não recorrer a medidascondenáveisY' Não havia inferno ou purgatório em sua teologia, todas as almas seriam salvas, mes¬mo que fosse após muitas transmigraçães purificadoras. Para se conseguir o céu, ter¬se-ia que morrer em estado de pureza; para isso, era necessário receber o conso/amen¬tum de um sacerdote cátaro, o último sacramento que purificava a alma. Os crentes cátaros (à semelhança dos primeiros cristãos no caso dO'batismo) adiavam o sacramen¬to para a ocasião em que julgavam que iam morrer de alguma doença. Os que dela sobreviviam corriam o risco de adquirir nova impureza e morrer sem o conso/amen¬tum, razão por que era uma grande infelicidade o restabelecer-se da doença após tê-Ia recebido. Consta que os sacerdotes albigenses procuravam persuadir um convalescen_ te a morrer de fome a fim de evitar tal infelicidade e, com isso, conseguir entrar no paraíso. Assegurava-se que, às vezes, os sacerdotes matavam o paciente, sufocando-o. com o consentimento dele. a fim de que tivesse a certeza de ir para O paraíso .
A Igreja 'teria talvez permitido que essa seita cometesse seu próprio suicídio. não ti¬vessem os cátaros se empenhado em atividades contra a Igreja, criticando-a. Negavam que ela fosse a Igreja de Cristo. que São Pedro tivesse ido a Roma e fundado o papa¬da. Para eles, os papas eram os sucessores dos imperadores e não dos apóstolos; Cristo não tinha um lugar onde repousar, enquanto o papa vivia em um verdadeiro palácio. ~ Diziam que Cristo não tivera propriedades nem dinheiro” p.689-690
Mas a Igreja responde com violência a esta realidade.
Citar Durant:
“Dois anos após sua ascensão, escreveu Inocêncio ao arcebispo de Auch, na Gasco•
nha:
'O pequeno barco de São Pedra está sendo sacudido por muitas tempestades no mar. porém o que mais me compunge ... é o fato de estarem surgindo agora, cada vez mais livres e injuriosos. ministros'que cometem erras diabólicos e tecem arma• dilhas às almas simples. Com suas superstições e mentiras estão pervertendo o sig¬nificado das Sagradas Escrituras. procurando destruir a união da Igreja Católica. Uma vez que ... esse erro pestilento se está desenvolvendo na Gasconha e. territórios vizinhos. desejaria que vós e vossos bispos resistissem 'a de com toda a energia ... Damo-vos ordens peremptórias para destruirdes todas essas heresias e repelirdes de vossa diocese todos os que estiverem contaminados por elas. empregando para isso todos os meios que puderdes ... Se necessário. podereis obrigar os príncipes e o povo a suprimi-Ias com a espada'” p. 691
A Igreja estrutura sua perseguição aos Hereges:Citar Durant:
“Geralmente, antes do século XIII, a inquisição dos hereges ficava a cargo dos bis¬pos. Não eram propriamente inquisidores, esperavam que os boatos ou o clamor pú¬blico apontassem os hereges. Intimavam-nos a ir a sUa presença. Sentiam dificuldades em obrigá-Ias a confessar. Repugnava-lhes utilizar-se da tortura e recorriam ao julga¬mento do ordálio, ao que parece, na crença sincera de que Deus faria milagres para proteger os inocentes. São Bernardo aprovou esse expediente, e um concílio episco¬pal, que se realizou em Reirns (1157), decretou que dele se servisse como processo reguIar nos julgamentos dos hereges. Inocêncio, porém, o proibiu. Em 1185, o Papa Lúcio IIl, descontente com a negligência que os bispos demonstravam na perseguição aos hereges, ordenou-lhes que visitassem as paróquias ao menos I.!ma vez por ano, prendessem todos os suspeitos, considerassem culpados todos aqueles que não juras¬sem completa lealdade à Igreja (os cátaros recusaram-se a fazer qualqu~r juramento) e entregassem todos os recalcitrantes às armas seculares. Os emissários do Papa tinham poderes de depor os bispos que se descurassem do combate à heresia. InocênciolII exigiu,em 1215, que todas as autoridades civis jurassem em público, ?ob pena de in¬terdição por heresia, "expulsar de suas terras todos os hereges que haviam sido assina¬lados pela Igreja para o animadversio debúa - devida punição". O príncipe que se descurasse dessa obrigação seria destituído, e o Papa eximiria seus súditos de qualquer obediência a ele.ll A "devida punição" consistia então de, apenas, desterro e confisco dos bens. (...)
Depois de 1227, Gregório e seus sucessores nomearam um número cada vez maior de inquisitores especiais para perseguir os hereges. Ele escolhia para essa tarefa os membros das novas ordens de mendicantes, em parte pela sua devoção e vida simples que levavam, em parte porque não podiam depender dos bispos; contudo, nenhum inquisidor deveria condenar um herege a uma pena grave sem o consentimento epis¬copal. Tantos eram os dominicanos empregados nesse mister que o povo os apelidou de Domini cannes -"os cães de Deus" Y A maioria era de homens de moral eleva¬da; poucos, porém, os que possuíam espírito misericordioso. Tinham-se na conta não de juízes que pesavam de maneira imparcial as provas que Ihes apresentavam, mas de guerreiros que perseguiam os inimigos de Cristo. Alguns eram zelosos e consciencio¬sos, como Bernardo Gui, outros sádicos, como "Roberto, o Dominicano", herege pa¬tarino que se havia convertido e que, em um só dia, no ano de 1239, enviou 180 pri. sioneiros para a fogueira, inclusive um bispo que, num julgame1Jto que fizera, havia dado muita liberdade aos hereges. Gregório suspendeu Roberto de suas funções e condenou-o à prisão perpétua.” p. 695-696
loading...
-
HistÓria Da Igreja No SÉculo Xiii
A OSTENTAÇÃO E RIQUEZA DO CLERO Cito Anglin: “Não há dúvida de que a Europa era, no século treze, go¬vernada pelos padres, que tinham a seu favor a riqueza e a sabedoria. Os mosteiros tinham-se tornado em palácios, onde os abades podiam dar...
-
HistÓria Da Igreja No SÉculo Xi
1054 – A GRANDE DIVISÃO ENTRE IGREJA ORIENTAL E OCIDENTAL Vagarosamente afastava-se a Igreja em seus extremos geográficos; Algumas diferenças separavam as instituições: O Oriente usava o Grego e o Ocidente o Latim; Haviam diferenças na forma da...
-
HistÓria Da Igreja No SÉculo Viii
Idolatria: Principal questão de debate. 726 - IMPERADOR LEÃO III LANÇA CRUZADA CONTRA A IDOLATRIA Cito Anglin: “No ano 726, Leão lV, imperador do Oriente, assustado com o progresso dos maometanos, cujo fim cONhecido era exterminar a idolatria e...
-
HistÓria Da Igreja No SÉculo Vi
529 – BENTO ABRE SEU MOSTEIRO Havia tempos o monastecismo vinha se fortalecendo. Cito Anglin: “Até o fim do VII século, estas instituições, espalhadas por toda parte, estavam debaixo das ordens dos bispos; e os monges, apesar da grande fama de...
-
HistÓria Da Igreja No SÉculo Iii
A RELAÇÃO DO IMPERADOR TRAJANO COM OS CRITÃOS Trajano odiava o cristianismo; Plínio, um de seus governadores enviou uma carta falando sobre como via os cristãos: "Todo o crime ou erro dos cristãos se resume nisto: têm por costume reunirem-se num...
Cristianismo