Diaconisas e pastoras - a questão do ministério feminino na AD
Cristianismo

Diaconisas e pastoras - a questão do ministério feminino na AD



"O ministério feminino dentro das Assembleias de Deus no Brasil sempre foi um assunto polêmico. Marcou a primeira Convenção Geral da denominação em 1930, e continuou a ser motivo de debates em outras reuniões da liderança nacional, principalmente em 1983 e 2001.


Na primeira CGADB em 1930, com a presença de Frida Vingren, a atuação feminina foi aceita, mas com limitações bem específicas. As mulheres poderiam testemunhar, porém só em casos de exceção poderiam realmente atuar como ensinadoras e pregadoras. Essa decisão, foi frontalmente contrária a atuação da senhora Vingren, a qual muito se destacava na liderança da AD no Rio de Janeiro.



Frida foi a principal mulher naquele período a ameaçar a supremacia masculina no ministério, porém não foi a única. Segundo a própria historiografia oficial, outras senhoras participaram ativamente do início da obra pentecostal no país. Isael de Araújo, em seu Dicionário do Movimento Pentecostal cita várias jovens e senhoras que participaram ativamente da fundação de igrejas pelo Brasil. Porém, como muitos estudiosos da história assembleiana já sabem, na primeira Convenção Geral ocorrida na cidade de Natal - RN, o casal Vingren foi voto vencido e às mulheres foi vedado o acesso ao ministério.




Irmã Élida e seu esposo Ângelo: casal pioneiro na AD catarinense
No Estado de Santa Catarina, Élida, uma jovem comunicativa, destacada e dinâmica nas atividades da igreja, foi separada a diaconisa por Gunnar Vingren em sua visita a igreja de Itajaí em 1931. Vingren, como se sabe, era amplamente a favor do ministério feminino, e na igreja de São Cristóvão já havia ordenado Emília Costa para o diaconato. Interessante ainda é que essa separação se fez depois da Convenção Geral de 1930 onde, a contragosto, Gunnar teve que aceitar a resolução que limitava o acesso feminino ao ministério.

Fonte: http://mariosergiohistoria.blogspot.com.br/2012/12/elida-uma-diaconisa-na-ad-em-santa.html


Atualmente, sabe-se que na AD de Madureira, ligada a CONEMAD, já há separação de pastoras como por exemplo, a cantora Cassiane. Em alguns ministérios assembleianos ligados a CGADB, já há o reconhecimento de diaconisas como em AD Manaus (liderada pelo Pr. Jonatas Camara) e pastoras como na AD no Distrito Federal ligada a CEADDIF, que também é filiada a CGADB.  Tanto a AD em Manaus como a do Distrito Federal, fizeram suas ordenações ministeriais baseados na autonomia de suas igrejas e dos pastores-presidentes, independente da anuência da CGADB". 

Esse tema do ministério feminino dentro da blogosfera cristã é defendido e atacado. Do lado da defesa, quem tem feito isso com muita galhardia é o blogueiro Daladier Lima. Mas, recentemente duas coisas me chamaram a atenção:

1- A biografia lançada pela CPAD, sobre a pioneira Frida Virgren, que alguns até interpretaram como uma resposta ao livro lançado pelo sociológo Gedeon Alencar onde o mesmo falou sobre o esquecimento institucional da missionária sueca. Eu particularmente, vejo sobre uma premissa que eu cito no final da postagem.

2 - Na lição da EBD de Jovens e Adultos deste trimestre, na aula do dia 22/06/2014, o comentarista Elinaldo Renovado, da CPAD, ao falar sobre o tema "O Diaconato", diz o seguinte sobre essa função: 

"A palavra diácono (gr. diakonos), segundo o Dicionário Vine, refere-se àquele que presta trabalhos voluntários aludindo aos exemplos dos criados domésticos dos tempos do Novo Testamento. O termo destaca, em especial, a função de um mestre ou de um pastor cristão, entrelaçando o sentido técnico do diácono ou diaconisa".

Na minha mente ficou uma dúvida: Será que sutilmente, não estaria havendo uma revisão sobre a questão da ordenação feminina no âmbito da liderança da CGADB, já que tanto o livro lançado sobre a vida da missionária Frida Virgren, como a revista da EBD, são da CPAD, a editora da Convenção Geral?









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