Antes de começarmos a análise, convém que vejamos algumas definições:
O que é livre arbítrio? Livre arbítrio é um princípio bíblico que declara que o homem é livre para tomar decisões, para decidir a questão do seu destino.
O que é predestinação? Predestinação pode ser definida no sentido geral e no sentido bíblico. No consenso popular, seria crer que Deus traçou um plano para nossa vida e devemos segui-lo sem o direito da escolha. Em outras palavras - somos autômatos, desempenhando um papel previamente estabelecido por Deus. No sentido bíblico, a predestinação seria o decreto de Deus que possibilita a salvação a todos os que aceitarem a Cristo. Calvino, ampliando idéias já antes defendidas por Santo Agostinho, afirmou que desde a antiguidade Deus estabeleceu dois decretos: Um selecionando um grupo para a salvação ou vida eterna, e um outro decreto selecionando aqueles que serão destruídos. O próprio Calvino qualificou-o como "o terrível decreto de Deus". Estaria este ensino em harmonia com as doutrinas bíblicas? De modo nenhum! Porque a dupla predestinação ensina que se não fomos arbitrariamente escolhidos para a salvação, não há esperança, ainda que busquemos ardentemente esta graça! Em sua apostila "Predestinação Bíblica", Hans K. La Rondelle nos diz: "A doutrina da predestinação de uns para o bem e a felicidade e de outros para o mal e infelicidade, parece ter nascido da necessidade de alguns teólogos de conciliarem a misericórdia com a justiça Divina. Deus é justo com os que predestina ao mal e misericordioso com os que predestina a salvação. As passagens de Isaías 1:27 e Rom. 3:25 negam que a misericórdia e a justiça sejam atributos divinos distintos; Deus não é metade misericórdia e metade justiça, mas inteiramente misericórdia e inteiramente justiça"
Vejamos agora as passagens e fatos bíblicos usados pelos defensores da predestinação calvinista para a perdição: Prov. 16:4; Rom. 9:18; 8:29 e 30; Ef. 1:5,11 Dentre os fatos citados, estes se destacam: - O endurecimento do coração de Faraó;
- Judas predestinado a trair Jesus;
- A declaração de Rom. 9:13: Amei a Jacó, porém me aborreci de Esaú
A palavra predestinação não aparece na bíblia, mas o verbo predestinar, em grego "proorizo", é empregado quatro vezes, isto é, em Rom. 8:29 e 30; Ef. 1:5,11 (alguns manuscritos o trazem também em Atos 4:28 e I Cor. 2:7). A palavra é formada de "pró", que significa "antes" e o verbo "horizo", que significa "definir, limitar". Este verbo é usado na palavra horizonte, como círculo limitante do campo da nossa observação. "Proorizo" pode ser traduzido por demarcar de antemão, ser determinado anteriormente. Três úteis princípios hermenêuticos nos ajudarão a compreender o problema da predestinação: - É a regra áurea da interpretação, chamada por Orígenes de "Analogia da Fé". O texto deve ser interpretado através do conjunto das Escrituras, e nunca através de passagens isoladas. Não podemos basear uma doutrina numa só passagem.
- Para compreender bem uma passagem é preciso consultar as passagens paralelas. São aquelas que tratam do mesmo assunto.
- Observar bem o contexto. Analisar o que vem antes e depois, para se saber do que o autor está tratando.
Vamos ilustrar com exemplos bíblicos estes três princípios, para esclarecer o assunto em pauta: 1 - Analisando Provérbios: "O Senhor fez todas as coisas para determinados fins, e até o perverso para o dia da calamidade" Prov. 16:4
Porém, notemos o seguinte: "... Deus fez o homem reto, mas ele se meteu em muitas astúcias" Ecles. 7:29
Deus de modo algum é o originador do mal, mas os que escolhem a impiedade por sua própria vontade, Deus os destruirá. 2 - Este princípio pode ser ilustrado com Rom. 9:18, "Logo, tem Ele misericórdia de quem quer, e também endurece a quem lhe apraz" Coloquemos agora ao lado as seguintes passagens: "Para com o benigno te mostras benigno, e para com o homem perfeito te mostras perfeito. Para com o puro te mostras puro, e para com o perverso, inflexível*." Sal. 18:25,26 *(outras traduções dizem "contrário") "Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar." Isa. 55:7 Fica claro pelas passagens acima, com quem Deus quer ser misericordioso e com quem Ele é "inflexível". Estas passagens nos mostram que com os benígnos Ele é benigno, mas que é inflexível com os perversos e impenitentes. Êxodo 4:21 e 7:3 afirma que Deus endureceu o coração de Faraó. O que temos aqui é um idiomatismo hebraico, ou seja, o verbo usado não é para expressar a execução de algo, mas a permissão para fazer isso. Por exemplo: Êxo. 5:22 diz: "Ó Senhor, por que afligiste a este povo?" (isto é, por que toleraste que fosse afligido?).
Como se não bastasse isso, temos também as seguintes passagens que mostram que foi Faraó que endureceu o seu próprio coração: "Endureceu-se, porém, o coração de Faraó, e ele não os ouviu, como o Senhor tinha dito." Êxodo 7:13 "Mas o mesmo fizeram também os magos do Egito com os seus encantamentos; de maneira que o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o Senhor tinha dito." Êxodo 7:22 "Mas endureceu Faraó ainda esta vez o seu coração, e não deixou ir o povo." 8:32 3 - O contexto das passagens de Romanos e Efésios, que falam da predestinação, é claro em nos mostrar que todos nós fomos predestinados para a salvação. Paulo nos diz que Deus através de Cristo nos predestinou para que fôssemos Seus filhos por adoção.
Deus tem um propósito para este mundo e para cada pessoa individualmente. Este propósito é que todos cheguem ao conhecimento da verdade e se salvem. "Deus não deseja que alguém se perca" II Pedro 3:9 Também é afirmado que Judas estava predestinado a trair Jesus, por isso ele não era livre para escolher. A bíblia não diz que estava predestinado que Judas o trairia. Embora a morte de Cristo fosse pré-ordenada ("...o cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo" Apoc. 13:8), Pilatos e Judas não precisavam ter sido instrumentos dessa morte, eles eram livres para aceitá-lo ou colaborarem na sua condenação. Outra passagem muito citada pelos calvinistas para a dupla predestinação é Rom. 9:13 "Amei a Jacó, porém me aborreci de Esaú". Afirmam que antes do nascimento, um é predestinado para a salvação e outro para a condenação. Esta é uma conclusão simplista e anti-bíblica, porque: - Esta citação de Paulo foi tirada de Malaquias 1:2-3, a qual foi escrita mais ou menos 1000 anos depois que eles viveram (Esaú e Jacó), ou seja, Malaquias não escreveu uma profecia, mas apenas relatou um fato histórico.
- Malaquias não está falando de Esaú e Jacó como duas pessoas, mas de dois povos distintos: israelitas e edômitas. Jacó está representando o povo do concerto e Esaú os incrédulos e inimigos de Deus. O aborrecimento de Deus por Esaú - ou melhor pelos seus descendentes - foi após um milênio de paciência.
Paulo declara que Jacó foi escolhido para uma função, para representar um papel de destaque na história do povo de Deus. Rom.9:11,12 Os versos 34 e 41 de Mateus 25 contradizem frontalmente a dupla predestinação de Calvino, acompanhe: Verso 34: "então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita:'Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo'" Notemos que a herança nos está preparada desde a fundação do mundo. Isto sugere a predestinação para a salvação. Agora, vejamos o versículo 41: "... apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seu anjos" Se houvesse a dupla predestinação, a afirmativa de Cristo seria: "preparado para vós desde a fundação do mundo". Mas o que lemos é que o fogo foi preparado para o diabo e seus anjos, e não para o homem! Outra declaração importante de Paulo, que precisa ser bem compreendida é a de Rom. 9:22,23. O verso 22 fala dos vasos da ira preparados para a perdição, mas Deus os suportou com muita longanimidade. No verso 23 há o relato dos vasos da glória, preparados previamente. A bíblia nos prova de maneira inequívoca que os vasos da ira não foram feitos por Deus para a destruição. Basta ler as passagens paralelas de Romanos 2:4 e 5, onde Paulo nos fala que Deus trabalha para a salvação do homem, mas o próprio homem endurece o seu coração para o dia de ira: "Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te conduz ao arrependimento? Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus" Rom 2:4,5 Se existe alguma predestinação bíblica, sem dúvida é esta:
Em Adão todos são predestinados para a perdição - "Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados. " I Cor. 15:22 Em Cristo todos são predestinados para a salvação - "Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus;" João 1:12 Algumas provas bíblicas contra a predestinação calvinista. Dentre as várias citações bíblicas que contradizem o errôneo ensino de Deus haver predestinado pessoas para a perdição, as 11 seguintes devem ser destacadas, por sua objetividade e clareza: I Tim 2:4 "O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade" O relato de Paulo não deixa dúvidas. Sua declaração nos leva a afirmar que ninguém foi designado para a perdição. II Pedro 3:9 "... não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento" É impossível harmonizar - Deus não deseja que ninguém se perca - com a idéia de que Ele escolhe pessoas para serem destruídas. Apoc. 22:17 "... quem quiser receba de graça a água da vida" Todos têm a oportunidade, graças a Deus! Aqui entra em cena a vontade pessoal. Querer é um verbo que indica vontade, portanto a pessoa escolhe; não aparece imposição. João 3:16 "... para todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" Deus decretou que todos os que aceitarem a Cristo se salvem. Não decretou que todos devem aceitar a salvação que Ele oferece. Deus não força a vontade de ninguém. Ezequiel 18:32 "Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus. Portanto convertei-vos e vivei" Deus tem prazer na Salvação, nunca na perdição. Se não respeitasse a vontade dos homens, Ele salvaria a todos. Mateus 7:21 "nem todo o que diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos Céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos Céus" Muitos não serão salvos, não porque estão "predestinados", mas porque não aceitam as condições da salvação. Jeremias 21:8 "... Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte" Para que dois caminhos, se a sorte de cada um já foi traçada antes? Apoc. 2:10 "...Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida" Notem que a salvação também depende de nós, da nossa perseverança. Atos 17:30 "... agora, porém notificai aos homens que todos em toda parte se arrependam" Notemos o convite para o arrependimento é para todos. Paulo declara em Tito 2:11 "que a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens." Mais uma vez, a graça de Deus é para TODOS! I Tes. 5:9 "Porquê Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo" Esta declaração, por si só, já faria desmoronar a teoria calvinista.
Também não poderíamos terminar este estudo, sem antes analisarmos a Eleição e Vocação. - Vocação é o chamado
- Eleição é a escolha
A Bíblia esta repleta de exemplos, de que a eleição, tanto de um povo, como de indivíduos é para o serviço, para o desempenho de um papel no plano da salvação, para ser bênção aos outros e não simplismente um privilégio. Ver Gen. 12:2 Israel foi eleito como um povo para especial serviço. Deut. 4:37; 7:6-8 Alguns exemplos de pessoas eleitas para a execução de um trabalho especial: - Moisés - Êxodo 3
- Os Sacerdotes - Deut. 18:5
- Os reis - I sam. 10:24
- Os profetas - Jer. 1:5
- Os apóstolos João 6:70
Algumas verdades que não podem ser ignoradas quanto à eleição: A eleição de Deus inclui todo o mundo. I Tim 2:4,6; II Cor 5:14-15 Deus não elegeu ou predestinou apenas aqueles que eram dignos de Sua graça. Mas elegeu o indigno, ele elegeu o iníquo, ele elegeu os Seus inimigos. "Pois, quando ainda éramos fracos, Cristo morreu a seu tempo pelos ímpios." Rom. 5:6 "Porque se nós, quando éramos inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. " Rom. 5:10 - Deus nos escolhe para o serviço na base do caráter e não em bases pessoais. Nós nos elegemos, quando pelo poder de Cristo atingimos o padrão que ele estabeleceu.
- A escolha de uma pessoa, não significa a rejeição de outras. A escolha de Israel não significou a rejeição dos gentios. Ao escolher Israel Deus desejava que por seu intermédio outras nações pudessem ser participantes de sua graça.
Assim, há um duplo propósito na eleição: - Para a salvação dos eleitos - Rom 11:7-11; II Tes. 2:13
- Para a glória de Deus - Ef. 1:6,12,14
Para terminar, só uma pequena história. Conta-se que um membro velho, de poucos conhecimentos teológicos, foi interrogado sobre a nossa parte no plano da salvação. Disse ele: "Bem, há uma eleição onde Deus está votando a nosso favor, e o diabo votando para a nossa perdição. Do lado em que pussermos o nosso voto, esse ganhará a eleição." Uma resposta simples, mas profunda. A qual mostra perfeitamente nossa parte no plano da salvação. |