ATÉ TU, MACHADO DE ASSIS?
Cristianismo

ATÉ TU, MACHADO DE ASSIS?


Este ano (2008), está sendo comemorado o centenário da morte de Machado de Assis.
Considerado o mais importante escritor da literatura brasileira. Inicialmente ligado ao romantismo, é em sua fase madura, que produz obras fundamentais como Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881) e Dom Casmurro (1900), além de contos, cujo realismo não se limita a representar com crueza e sarcasmo a sociedade de sua época, mas transforma, a condição periférica e mesquinha da realidade brasileira, numa imagem pessimista (embora bem humorada) da humanidade.
Ele publicou um conto no livro Histórias sem Data (1884), chamado de "A Igreja do Diabo". Os críticos literários tem este conto como uma fábula, marcada pela ironia. Vou repreduzir um trecho abaixo:

"Conta um velho manuscrito beneditino que o Diabo, em certo dia, teve a idéia de fundar uma igreja. Embora os seus lucros fossem contínuos e grandes, sentia-se humilhado com o papel avulso que exercia desde séculos, sem organização, sem regras, sem cânones, sem ritual, sem nada. Vivia, por assim dizer, dos remanescentes divinos, dos descuidos e obséquios humanos. Nada fixo, nada regular. Por que não teria ele a sua igreja? Uma igreja do Diabo era o meio eficaz de combater as outras religiões, e destruí-las de uma vez.
— Vá, pois, uma igreja, concluiu ele. Escritura contra Escritura, breviário contra breviário. Terei a minha missa, com vinho e pão à farta, as minhas prédicas, bulas, novenas e todo o demais aparelho eclesiástico. O meu credo será o núcleo universal dos espíritos, a minha igreja uma tenda de Abraão. E depois, enquanto as outras religiões se combatem e se dividem, a minha igreja será única; não acharei diante de mim, nem Maomé, nem Lutero. Há muitos modos de afirmar; há só um de negar tudo".
(A Igreja do Diabo, Machado de Assis)

Como se vê Machado de Assis continua atual. A religião está sujeita à crítica ferina do escritor. Neste conto Machado de Assis criticou todas as formas religiosas existentes no Brasil, bem como o modo de comercializar a fé através das vendas de conceito religioso. Porque todas as religiões vendem uma mesma ideologia, a salvação. Inclusive, com práticas proibitivas. Na visão de Machado a elite brasileira se afasta das práticas diversificadas de religiões por pura hipocrisia e preconceitos.



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