Ressurreição ou vida imediatamente após a morte?
Cristianismo

Ressurreição ou vida imediatamente após a morte?



Assim como nos demais artigos, neste também abordaremos um tópico muito sério e que tem sido fonte de longas discussões e muitas questões. Este assunto se refere ao que acontece após a morte e será abordada a partir da visão Bíblica, na qual nós sinceramente acreditamos que, conforme Deus disse, é a única fonte que pode dar-nos informações confiáveis.

1. Morte: Deus não nos quer ignorantes

Começando a pesquisa do nosso assunto, iremos a 1 Tessalonicenses 4:13 onde lemos:

1 Tessalonicenses 4:13
"Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança... "

Esta passagem é clara, Deus não nos quer ignorantes a respeito “daqueles que adormeceram”, isto é, os mortos. Ao contrário, Ele quer que sejamos informados, que em outras palavras significa que Ele mesmo providenciou todas as informações necessárias para tirarmos toda a ignorância ou falta de compreensão. De nossa parte a única coisa que precisamos é seguir lendo esta passagem. De fato, nos versículos 13-18 do mesmo capítulo nos diz:

1 Tessalonicenses 4:13-18
"Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. Dizemos-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras."

Como se pode ver, esta passagem se refere aos “mortos em Cristo” ou aqueles que “adormeceram em Jesus, isto é, àqueles que morreram crendo no Senhor Jesus Cristo”. Embora esses sejam apenas uma categoria do total de mortos, a conclusão tirada da passagem acima em relação ao estado de mortos tem aplicação geral [1].

Voltando agora para o que o texto nos diz, isto é, à informação que Deus nos deu, para eliminar nossa ignorância e incompreensão sobre os mortos, nós podemos ver que nenhuma referência é feita sobre uma suposta vida imediatamente após a morte. Ao contrário, o que a passagem claramente mostra é a ressurreição como a ÚNICA saída para o estado de morte e o único caminho para voltar novamente à vida. De fato, de acordo com a passagem bíblica acima, os mortos em Cristo serão ressuscitados no dia da vinda do Senhor, enquanto que os Cristãos vivos serão arrebatados naquele dia com eles ao céu para encontrarem com o Senhor nos ares. “E assim nós (todos Cristãos, mortos e vivos) ESTAREMOS para sempre com o Senhor”, que em outras palavras significam que uma vez que ESTAREMOS (tempo futuro) com o Senhor, não há mais morte agora, nem tampouco se nós morrermos, seremos imediatamente levados para o Senhor. Em vez disso, nós ESTAREMOS com Ele em sua vinda.

Além dessa passagem acima de 1 Tessalonicenses 4:13-18 que nos foi dada para que tenhamos plena consciência sobre os mortos em Cristo, a Palavra de Deus contém mais textos que corroboram com o que 1 Tessalonicenses 4:13-18 nos disse. Tal texto é 1 Coríntios 15:20-24, onde lemos, iniciamos dos versículos 20-22:

1 Coríntios 15:20-22
"Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem. Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também TODOS SERÃO VIVIFICADOS em Cristo."

Neste trecho duas coisas estão claras. A primeira é que TODOS voltarão à vida, embora, no versículo 23 que segue nos diz, “cada homem por sua ordem”, isto é, não serão todos simultaneamente. Além disso, algo mais que o versículo acima nos esclarece é que VIVERÃO novamente, ou seja, dizer que eles estão vivos agora não pode estar correto. Agora, quando os mortos voltarão à vida é algo que está respondido nos versículos 23-24 do mesmo capítulo, onde lemos:

1 Coríntios 15:23-24
"Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que säo de Cristo, na sua vinda. Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força."

O primeiro – e único até agora – que ressuscitou dos mortos é Cristo. Contudo, sua ressurreição não será única para sempre, pois no futuro outros o seguirão: em primeiro lugar pela ressurreição daqueles que são de Cristo, isto é, aqueles que morreram crendo no Senhor Jesus Cristo e então, pela ressurreição dos remanescentes. O tempo que é destes primeiros ressurgidos, isto é, a ressurreição daqueles são de Cristo, está definido como o tempo da vinda de Cristo, do qual 1 Tessalonicenses 4 nos fala . A partir daí podemos concluir então, de acordo com “quadro cronológico” da passagem acima, os mortos em Cristo serão os primeiros a viverem e que o dia que isto acontecerá, será na vinda do Senhor, que ainda virá. NÃO existe nenhum morto que esteja vivo agora, exceto o Senhor Jesus. Ao contrário, todos VIVERÃO no futuro, e cada um à sua ordem.

2. "Com qual corpo o morto voltará"?


A Bíblia não somente nos diz que aqueles que morreram em Cristo serão ressuscitados no dia da sua vinda, mas também nos afirma com qual corpo eles virão. Assim, começando em 1 Coríntios 15:35-41, lemos:

1 Coríntios 15:35-41
"Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão? Insensato! o que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer. E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como de trigo, ou de outra qualquer semente. Mas Deus dá-lhe o corpo como quer, e a cada semente o seu próprio corpo. Nem toda a carne é uma mesma carne, mas uma é a carne dos homens, e outra a carne dos animais, e outra a dos peixes e outra a das aves. E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres. Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela."

O motivo pelo qual Paulo coloca essa comparação da semente que cresce com algo diferente, da planta e os diferentes tipos de corpos e “carnes” etc. é mostrado no início desta passagem onde nos fala explicitamente que estes corpos se referem ao “modo como os mortos ressuscitarão e com qual corpo eles virão”, assim como lemos no versículo 42:

1 Coríntios 15:42
"Assim também a ressurreição dentre os mortos..."

A frase “assim também” faz a conexão dos versículos anteriores (versículos 35-41) com o seguinte (“a ressurreição dos mortos”). Em outras palavras, assim como a semente “morre” para gerar uma planta, assim também este corpo terreno morrerá e outro corpo o sucederá na ressurreição. E como os corpos não são todos iguais, assim também o corpo ressuscitado não será o mesmo corpo terreno. Mais ainda, assim como os corpos celestiais e terrestres diferem em glória, do mesmo modo a ressurreição dos corpos diferirá do corpo terreno. Conforme versículos 42-45 nos diz:

1 Coríntios 15:42-45
“Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.”

Nesta passagem, a frase “corpo natural” é a tradução do grego "σώμα ψυχικόν" (soma psuchikon), onde a palavra "psuchikon" é a forma adjetiva do substantivo “psuche” que significa “alma”. Então, "soma psuchikon" significa “corpo com alma”, isto é, um corpo cuja vida é baseada na alma [2]. Este é o corpo que temos agora, o corpo que é “semeado” (1 Coríntios 15:44). Contudo, este corpo é inapropriado para a vida eterna que Deus nos prometeu. Conforme nos diz 1 Coríntios 15:50:

1 Corinthians 15:50
"E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. "

Este corpo de carne e sangue, sendo corruptível, é incapaz de herdar incorrupção, por isso tem que ser transformado. Conforme versículos 53-55 dizem:

1 Coríntios 15:53-55
"Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória."

Somente quando o corpo mortal e corruptível que temos se revista de imortalidade e incorrupção, a morte será tragada na vitória. A razão é que o novo corpo – o corpo ressuscitado (1Coríntios 15:44) – que tomará o lugar do atual corpo com alma – o corpo que é semeado (1Coríntios 15:44) – será incorruptível, a morte não terá poder sobre ele. Não será mais um corpo com alma, isto é, um corpo cuja vida é baseada na alma, mas um corpo espiritual, ou seja, corpo com as mesmas propriedades e habilidades do corpo do Senhor Jesus Cristo, o único que até agora tem um corpo como este. Conforme versículos 44-49 da 1 Coríntios 15 nos diz:

1 Coríntios 15:44-49
"Semeia-se corpo natural (soma psuchikon), ressuscitará corpo espiritual (soma pneumatikon). Se há corpo natural, há também corpo espiritual. Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual. O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.”

Qualquer homem que tenha passado por este mundo, incluindo Adão e Cristo, teve um corpo com alma. Contudo, Jesus é o único que foi mais além, porque apesar de ter morrido, não permaneceu entre os mortos, mas ressuscitou, após três dias e três noites, com um corpo incorruptível e espiritual. Assim, o corpo espiritual não é um conceito teórico, mas uma realidade uma vez que é este o corpo que Jesus tem agora [3]. E como nós nos vestimos o “uniforme” de Adão, o corpo com alma – “a imagem do terreno” – assim um dia, no dia da vinda do Cristo, nós também vestiremos seu “uniforme”, o corpo espiritual, - “a imagem do celestial”. Quando isto acontecerá, teremos a resposta nos versículos 51-52 do mesmo capítulo de 1 Coríntios, onde lemos:

1 Coríntios 15:51-52
"Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados."

E conforme 1 Tessalonicenses 4:15-18 também nos diz:

1 Tessalonicenses 4:15-18
"Dizemos-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras."

Concluindo assim, o que temos visto até agora:

Deus não nos quer ignorantes a respeito daqueles que morreram e por esta razão, Ele forneceu em Sua palavra todas as informações relevantes para nosso benefício. Assim, de acordo com esta informação, Cristo é o primeiro e o único que embora tenha morrido está vivo AGORA, já que Deus o ressuscitou dos mortos. Conforme 1 Coríntios 15:23 caracteristicamente nos diz, ele é a PRIMÍCIA, o PRIMEIRO. Após Ele, os próximos que também reviverão serão aqueles que são de Cristo, isto é, os Cristãos mortos, e mais tarde seguirão os demais mortos (1 Coríntios 15:23).

Em relação ao tempo em que os mortos em Cristo reviverão, a Palavra define como o tempo da vinda do Senhor. Então, isto significa que uma vez que a vinda de Cristo é ainda um evento futuro, não possibilidade dos mortos estarem vivos agora. Em vez disto, eles REVIVERÃO naquele dia. Contudo, isto não será o único acontecimento daquele dia, pois logo após a ressurreição dos Cristãos mortos, os demais Cristãos que estiverem vivos serão arrebatados nas nuvens com os demais ressuscitados, para encontrar o Senhor nos ares (1 Tessalonicenses 4:17). Esta mesma passagem também nos diz: “E ASSIM NÓS (Todos os Cristãos) ESTAREMOS PARA SEMPRE COM O SENHOR”.

Referente agora ao corpo que os mortos terão naquele dia, isto é o que a Bíblia chama de “corpo espiritual”, isto é, um corpo incorruptível e imortal como o corpo Jesus possui agora. Este também será o corpo que terão os Cristãos vivos que forem arrebatados às nuvens naquele dia, em substituição do corpo com alma corruptível atual. De acordo com a Palavra, tudo isto acontecerá em apenas “um piscar de olhos” (1 Coríntios 15:52) e pode acontecer a qualquer momento, mesmo daqui a pouco. O momento exato não foi revelado por Deus em sua Palavra e por isso ninguém o sabe (veja 1 Tessalonicenses 5:1-2, Marcos 13:32, 2Pedro 3:4-13).

3. Mais algumas análises sobre os mortos

Apesar do fato de a Palavra de Deus deixar clara a verdade sobre os mortos, um olhar sobre o que a maioria dos Cristãos acredita nos mostrará uma grande diferença. De fato, para muitos Cristãos quando alguém morre sua alma continua a viver e após ser julgado vai para o céu onde está o Senhor com seus amados, tendo plena consciência e louvando a Deus em um estado de alegria. Assim, de acordo com esta “visão comum”, a morte é na verdade uma amiga pela qual obtemos uma vida melhor “no outro lado”. Uma comparação desta visão com o que vimos que Deus revelou para nosso benefício, fica claro que não ela não tem embasamento bíblico. Contudo, apesar das passagens que temos visto até agora, a Palavra contém mais trechos que tornam mais evidentes os erros desta “visão comum” e suas reivindicações. Abaixo as reivindicações desta visão serão examinadas e contrastadas com a Palavra de Deus.

3.1. O paraíso é o lugar onde os mortos vão após a morte?

Como temos visto, o primeiro grupo de mortos que irão ao céu serão os Cristãos ressuscitados, no dia da vinda do Senhor. A partir daí, pode-se facilmente concluir que nenhum morto está no céu agora – exceto o Cristo ressuscitado – e ninguém vai para lá após a morte. Para onde vão afinal os mortos após a morte? A resposta que a Bíblia nos dá é simplesmente a sepultura, e este é o significado das palavras “Sheol” e “Hades” que a Bíblia usa para denotar o lugar dos mortos. Um entendimento completo das características do lugar dos mortos, a sepultura, pode ser obtido pelo estudo de uma ou de duas palavras. Por isso que a parte “Ocorrências na Bíblia das palavras “Sheol" e "Hades"” contém uma lista completa de suas ocorrências na Bíblia.

3.2 Os mortos tem consciência ou conhecimento?


Outra alegação da tradição é que após a morte, os mortos continuam vivendo, tendo pleno conhecimento e consciência e ajudando aos vivos. Novamente, a partir do que Deus nos disse que nós não sejamos mais ignorantes e é óbvio que uma reivindicação como esta não pode estar certa. De fato, de acordo com o que vimos os mortos não estão vivos agora, consequentemente ele não podem fazer coisas que são próprias e características de pessoas vivas apenas. Eclesiastes 9:4-6,10 verdadeiramente não deixa margem de dúvida. Assim nós lemos:

Eclesiastes 9:4-6, 10
"Ora, para aquele que está entre os vivos há esperança (porque melhor é o cão vivo do que o leão morto). Porque os vivos sabem que hão de morrer, MAS OS MORTOS NÃO SABEM COISA NENHUMA, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento. Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, E JÁ NÃO TÊM PARTE ALGUMA PARA SEMPRE, EM COISA ALGUMA DO QUE SE FAZ DEBAIXO DO SOL...Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, PORQUE NA SEPULTURA (Hebraico: Sheol), PARA ONDE TU VAIS, NÃO HÁ OBRA NEM PROJETO, NEM CONHECIMENTO, NEM SABEDORIA ALGUMA.

Como está explícito nesta passagem, os mortos não têm consciência, e “já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol”, isto é, em coisa alguma feita em vida. Isto não apenas refuta a afirmação de muitas denominações que homens “santos” apareceram para outros homens “santos” e falaram a eles, ou que tais pessoas como Maria ouvem suas orações. Conforme vimos, de acordo com a Bíblia, com exceção do Cristo ressuscitado não há nenhum homem que tendo morrido esteja vivo agora. Então não há morto que possa aparecer à pessoas vivas e responderem suas orações, estando morto, ele não tem consciência e não pode “ter parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.”

3.3 Os mortos louvam a Deus?

Outra afirmação da tradição em relação aos mortos é que ao morrer ele vai ao céu lá fica louvando a Deus. Mais uma vez a partir da informação que Deus nos deu que não nos quer ignorantes, é claro que essa afirmação é falsa, os mortos não estão nem no céu e nem estão vivos para louvar a Deus, a Palavra responde também diretamente a esta afirmação. Assim nos diz o Salmo 6:5:

Salmo 6:5
"Porque na morte não há lembrança de ti [Deus]; no sepulcro [Hebraico: Sheol] quem te louvará?”

Contrário à ideia da tradição, a Palavra deixa claro que “na morte NÃO há lembrança de Deus. No sheol, na sepultura, ninguém dará graças a Deus, pois ninguém está vivo lá para que possa fazer isto. Ao contrário, são apenas os VIVOS e somente eles que louvarão a Deus e darão graças a Ele. Na verdade Isaías 38:18-19 nos diz:

Isaías 38:18-19
"Porque NÃO TE LOUVARÁ [Deus] A SEPULTURA, NEM A MORTE TE GLORIFICARÁ; NEM ESPERARÃO EM TUA VERDADE OS QUE DESCEM À COVA. O VIVENTE, O VIVENTE, ESSE TE LOUVARÁ..." São os vivos e não os mortos quem te darão graças e glorificarão Deus. É neste tempo que agradeceremos e louvaremos a Ele e não quando morrermos.

3.4 A morte é uma amiga enviada por Deus?

Acrescentando o texto acima, outra afirmação da tradição é que a morte é uma amiga enviada por Deus para nos aproximarmos Dele. Novamente, o que temos visto nas partes 1 e 2, é suficiente para mostrar que essa afirmação é falsa. De fato, se a morte fosse uma amiga enviada por Deus então não haveria razão para Deus cancelar seus efeitos com a ressurreição. Isto mostra que a morte não pode ser amiga, como apoia a teoria da tradição. Assim, em 1 Coríntios 15:26 lemos:

1 Coríntios 15:26
"Ora, o último INIMIGO que há de ser aniquilado é a morte. "

A morte não é amiga, como muitos a apresentam, mas um inimigo e como tal será destruída [4]. A partir daí podemos concluir que a morte sendo uma inimiga que Deus destruirá, não pode ser Deus seu agente direto. Quem é então o agente direto da morte? A resposta nos é dada em Hebreus 2:14 onde lemos:

Hebreus 2:14
"...ele [Jesus] participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, ISTO É, O DIABO.

É o diabo então, e não Deus, quem é o senhor da morte. Conforme João 8:44, claramente nos diz:

João 8:44
"Vós [Os judeus com quem ele estava falando] tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele [o diabo] foi homicida desde o princípio."

O diabo foi homicida desde o princípio. Deus sempre trabalhou em direção oposta, dando uma solução completa para o problema da morte. Qual é esta solução? Crer no Senhor Jesus Cristo. De fato, conforme Jesus disse em João 11:25.

João 11:25
"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá."

Quando ele viverá? Nós já vimos: no dia da vinda do Senhor quando “e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados." (1 Coríntios 15:52).

Conclusão
Neste artigo, estudamos o assunto sobre o que acontece após a morte. Como vimos, não há outro morto que esteja vivo agora, exceto o Senhor Jesus Cristo que ressuscitou dos mortos. Os próximos que serão chamados à vida eterna serão aqueles que estão em Cristo, isto é, os cristãos mortos, no dia da vinda do Senhor. Os corpos que eles terão naquele dia não serão corpos com alma, mas corpos espirituais como o corpo que Jesus tem agora. A ressurreição dos Cristãos mortos será seguida pelo arrebatamento daqueles Cristãos que estiverem vivos naquele dia e cujos corpos serão transformados de corpos com alma para corpos espirituais. Ao final de tudo, “NÓS [todos os Cristãos, mortos ou vivos] ESTAREMOS PARA SEMPRE COM O SENHOR" (1 Tessalonicenses 4:17).

Tendo examinado o que a Bíblia diz a respeito dos mortos, nós observamos e examinamos algumas afirmações da tradição à luz da Palavra de Deus. Assim, vimos que os mortos:

i) não vão para o céu, mas para a sepultura (Sheol em Hebraico, Hades em Grego).

ii) não têm consciência e não tem participação na vida

iii) não louvam a Deus nem dão graças a Ele.

Mais ainda, vimos que:

iv) a morte não é amiga que nos traz para perto de Deus, mas um inimigo que será destruído.


Com base em tudo isto, deveria estar claro que a morte não é a esperança que deveríamos ter como Cristãos. Em vez disso, nossa esperança é a vinda do Senhor Jesus Cristo, pela qual, se estivermos mortos seremos ressuscitados, e se estivermos vivos seremos arrebatados às nuvens para encontrarmos com o Senhor nos ares (1 Tessalonicenses 4:17). Como Cristãos então, não devemos esperar o dia da nossa morte, mas pelo dia da vinda do Senhor. Conforme nos diz claramente a carta aos Filipenses 3:20-21:

Filipenses 3:20-21
"Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, Que transformará o nosso corpo abatido [o corpo com alma], para ser conforme o seu corpo glorioso [o corpo espiritual], segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas."

Possamos nós de agora em diante abrir nossos corações não aos falsos “confortos” da religião, mas ao verdadeiro conforto da Palavra, para que assim possamos esperar não pelos dias de acontecimentos miseráveis da morte, mas pelo dia da vinda gloriosa do Senhor, na qual nosso corpo com alma atual será transformado “que ele possa ser semelhante ao Seu corpo glorioso” e assim então “estaremos para sempre com o Senhor”.


por Anastasios Kioulachoglou
Adaptação: Cristielson Santos
___________________________________________________
Notas de Rodapé

1. De fato, conforme veremos, embora existam diferenças em relação ao tempo que cada categoria de mortos (crentes, incrédulos) será ressuscitada, assim como o que se segue após essas ressurreições (vida eterna, condenação, julgamento) não há divergência sobre o presente estado de morto que compõe essas categorias.

2. Para mais informações sobre alma, veja o artigo: Corpo, alma e espírito.

3. Uma vez que, após a sua ressurreição Jesus Cristo possui um corpo espiritual, um modo razoável de ter mais informações sobre as propriedades e habilidades deste corpo seria através de um estudo das referências do evangelho sobre pós-ressurreição. Através disto veremos que: um corpo espiritual é um corpo com habilidades supernaturais, uma vez que Cristo ressuscitado podia aparecer e desaparecer automática e repentinamente. (veja Lucas 24:31-37). Mais ainda, é um corpo com formas variáveis (Marcos 16:12), já que possui carne e ossos e pode ser tocado, isto é, literalmente um corpo (Lucas 24:39).

4. Veja Apocalipse 20:14 para um registro exato desta destruição.



loading...

- Se A Ressurreição Não Existisse, Haveria Vida Póstuma?
_________________________________________________________________ Esta carta foi enviada em meu site "Apologia Cristã", na sessão de "Enviar Carta"_________________________________________________________________ Pergunta: Olá, não sei...

- As Origens Da Doutrina Da “imortalidade Da Alma”
Nós vimos no artigo: “Ressurreição ou vida imediatamente após a morte?” que a Bíblia apresenta clara e unanimemente que os mortos estão dormindo e não tem consciência. Apenas para clarear novamente eis alguma das passagens a este respeito:...

- Corpo, Alma E Espírito!
O homem é somente corpo e alma, ou ele é corpo, alma e espírito? Eu acredito que isto é um dos mais fundamentais questionamentos de que se necessita para ter corretamente uma resposta. Eu considero que a questão do corpo, alma e espírito é um...

- Porque Não Devemos Celebrar O Dia De Finados?
ORIGEM E SIGNIFICADOO dia de finados foi instituído no século X por Santo Odílio, abade beneditino de Cluny, na França, para os mosteiros de sua ordem especificamente, até que a igreja católica universalizou a data.Conforme o Monsenhor Arnaldo Beltrami,...

- Subsídio Para Ebd - A Morte Para O Verdadeiro Cristão
No mês de março deste ano, houve três funerais na igreja em que sou pastor. Duas anciãs, uma com 82 anos, outra com 103 anos e uma jovem de 21 anos. Não foi fácil, principalmente a última, dado a minha relação de amizade com a família....



Cristianismo








.