Quando a religião caminha na contramão de Deus
Cristianismo

Quando a religião caminha na contramão de Deus


Nos dias do ministério terreno de Jesus, os sacerdotes, os escribas e os fariseus eram os porta-vozes da religião oficial. Eles ensinavam e defendiam os valores da Tradição: o templo, a Lei, a Pureza. Sua missão era manter vivas no povo a Aliança e a esperança da chegada do Reino de Deus. Mas para muitos o ensino oficial já não revelava a face de Deus nem o sentido profundo do Templo, da Lei e da Pureza. A prática da religião, com suas centenas de leis e normas, tinha se tornado o peso que os fazia sofrer (Mateus 11:28), com sua busca praticamente obsessiva pela pureza. A impureza ameaçava de todos os lados, o mal estava em toda a parte. Em vez de sentir-se bem diante de Deus e feliz com a perspectiva do seu reinado, o povo tinha a consciência pesada, pois não conseguia observar a Lei (Rm 7:15-19). Não entrar no Reino (Mat 23:13), nem alcançar a liberdade dos filhos de Deus.


Uma contradição marcava a vida do povo. O projeto do governo vinha de fora (Império Romano). Não levava em conta a cultura nem a religião do povo. Era contrário a Tradição. Mas as autoridades religiosas que deveriam defender a Tradição, muitas delas estavam de mãos dadas com a política do governo. Os fariseus, por exemplo insistiam na pureza (Mc 7:1-12) e diziam ser contra os romanos, mas alguns deles se uniam aos herodianos para atacar Jesus (Mc 3:6; 8:15;12:13). Os escribas insistiam na Lei de Moisés, mas muitos deles arrancavam dinheiro do povo (Mc 12:38-40), aprovavam o assassinato de João Batista pelo governo de Herodes (Mc 11:31,32), e se reuniam com os sacerdotes e anciãos contra Jesus que os incomodava (Mc 11:18). Os sacerdotes, apesar de preocupados com o culto, permitiam que o Templo se transformasse num antro de exploração (Mc 11:17), e permitiam que o Sumo Sacerdote fosse nomeado por Roma. Seria o mesmo que o Governo Federal, Estadual ou Municipal aqui no Brasil nomeasse os pastores nas igrejas. A política romana favorecia os interesses desta elite e tinha nela um apoio no controle e na repressão ao povo (João 11:45).

Essas autoridades religiosas diziam defender a Tradição, a Lei, a Pureza, a Escritura, o Sábado, o Templo. Mas o que elas defendiam já não era o que Deus queria. Muitas vezes, na mão deles, a Tradição anulava a Lei (Mc 7:13), a Lei anulava a vida (Mc 2:27), as normas da pureza sobre o povo (Mat 11:28), o Templo era usado para ganhar dinheiro (Mc 11:17), e a Escritura estava coberta por um véu (2 Cor 3:12-15). Sem se dar conta, defendiam uma religião alienada que já não promovia nem defendia a vida do povo.

Bibliografia: Mesters, Frei Carlos, Com Jesus na Contramão, Paulinas, 2010. 

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