O SILÊNCIO DE DEUS
Cristianismo

O SILÊNCIO DE DEUS


Durante este mês, lemos pela internet, algumas teorias sobre o terremoto no Haiti, sejam elas científicas ou teológicas. Houve até polêmica, quando as correntes de pensamento se chocaram, entre que falam que foi Deus que puniu o povo, pela religião vodu e quem dizia que Deus não teve nada a haver com o desastre. Ambos citam a Bíblia para provar suas teses. Outros passaram para o lado das lamentações, dizendo como o Papa Bento XVI disse quando visitou o campo de concentração na Polônia: "Onde estava Deus?" Isso serve para nos mostrar que não há regras ou fórmulas teológicas para serem aplicadas ao silêncio de Deus.

Quando Deus não falou, o melhor que faço é estar calado. Ou então ter coragem de falar apenas em meu próprio nome. No silêncio de Deus é melhor falar como ateu sensato do que como profeta devoto, que põe na boca de Deus lindas palavras que ele não disse. No silêncio de Deus, o homem tem total direito à palavra. Mas tal direito deve ser exercido em nome do homem, correndo ele o risco de ser julgado pela História como homem. O problema é quando no silêncio de Deus, falamos em nome dele, ainda que digamos o que há de melhor em nosso sistematizações teológicas.

Um aspecto interessante sobre os profetas, é que eles eram gente sem nenhuma investidura religiosa oficial. Assim, era na informalidade da vida que Deus estava falando aos poderes constituídos. A Palavra de Deus estava sendo trazida por gente simples. O julgamento dessa Palavra de Deus aos líderes constituídos da nação, não vinha da classe sacerdotal, muito bem organizada e profundamente comprometida com o rei. A Palavra de Deus quase sempre foi leiga na História. Deus nunca falou oficialmente. Ele sempre usou os leigos para se fazer ouvir. Ele usa pessoas leigas, porém intrépidas. A intrepidez dos profetas vinha do fato, de que eles eram pessoas profundamente vinculadas à realidade do pacto de Deus com seu povo. Eles conheciam a Deus e conheciam o povo de Deus. A comunhão do povo de Deus eram os elementos atualizadores da mensagem dos profetas. O fato de que as agonias do pobre, dos oprimidos, aflitos e necessitados, estavam sendo ouvidas pelas profetas com uma dor contemporânea, é que dava a eles a possibilidade de pregarem sempre algo novo.



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